Fisioterapia Pediátrica

TORCICOLOS CONGÉNITOS E ASSIMETRIAS CRANIANAS

O torcicolo congénito é definido por uma condição postural tipicamente caracterizada por uma inclinação e rotação da cabeça provocada por alterações dos músculos do pescoço.

As causas ainda não estão bem definidas, sendo maioritariamente atribuídas a traumas no parto, posições uterinas, entre outras.

Não é uma condição que se resolva sozinha, sendo que a evidência mostra que a intervenção precoce da fisioterapia é mais eficaz do que quando iniciada mais tarde. 

A fisioterapia tem uma intervenção no tratamento das alterações biomecânicas, ensino aos cuidadores sobre adaptações do ambiente e indicação de exercícios terapêuticos.

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA RESPIRATÓRIA

Conjunto de estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento, que têm como objectivo a melhoria do aporte de oxigénio, contribuindo para a prevenção, reversão ou minimização de disfunções a esse nível, promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida da criança. 

A Fisioterapia Respiratória visa também a libertação das secreções que causam a obstrução das vias aéreas centrais e periféricas e a promoção da função respiratória normal de forma eficaz. 

A bronquiolite é uma doença comum das vias aéreas inferiores de lactentes encontrada mais frequentemente em crianças nos primeiros 2 anos de vida com incidência máxima em torno de 6 meses. 

A incidência é mais alta durante o inverno e início de primavera. 

A Fisioterapia Respiratória é parte integral e essencial em pacientes com quadro de bronquiolite e dispõe atualmente de técnicas e manobras eficazes no tratamento desses pacientes contribuindo para uma melhor qualidade de vida.